RDA: tempo de mudancas?

Evento


VAGAS ENCERRADAS

Aproveitamos para informar que não será possível a entrada de profissionais na data do evento que não tenham
finalizado sua inscrição devido a lotação máxima alcançada para este encontro. 
Agradecemos a compreensão.


A ABRAINFO realiza o 3º encontro da Série “EM PAUTA”, um conjunto de debates referentes às questões que transitam pelo campo da informação.

RDA: tempo de mudanças?


PALESTRANTES CONVIDADOS

JOSÉ FERNANDO MODESTO DA SILVA
Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Professor-Doutor do curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.  Bacharel e Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Especialização em Análise de Sistemas pela Fundação Instituto de Ensino de Osasco/SP. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Produção Científica da ECA/USP. Experiência acadêmica na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da Informação. Temas de interesse e de pesquisa: Representação Descritiva, Formatos de Intercâmbio Bibliográficos, Metadados, Open Data, Automação de Serviços de Informação, Software Livre, Internet e Redes Sociais, Repositórios Digitais. Todos os temas aplicados aos estudos teóricos e práticos do ambiente da informação registrada (sob aspecto da descrição bibliográfica). Atividades associativas desempenhadas no Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo – SINBIESP (1984 – 1985); Associação Paulista de Bibliotecários – APB (1985- 1989); Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo – CRB-8 (1991 –1993); Conselheiro do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB (1994 – 1997 e 2000 – 2002). Atualmente membro do Conselho fiscal da ABRAINFO e da Associação dos Bibliotecários de São Paulo. 

  

ALESSANDRA ATTI


Supervisora de Tratamento da Informação da Biblioteca Mário de Andrade (2009-atual). Membro da Comissão de Informatização dos Acervos Artísticos e Culturais da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Membro da Comissão de Vocabulário Controlado da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Membro da Comissão Especializada de Padronização de Tratamento da Informação da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Tutora EAD no Curso de Pós-Graduação em Gestão e Política Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política -FESPSP (2013- atual). Docente no Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Mogi das Cruzes (2013).Docente no Departamento de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (1999). Bibliotecária no Instituto Superior de Educação Vera Cruz - ISE Vera Cruz (2006-2009). Bibliotecária na Fundação Educacional Inaciana - FEI (2001-2006). Atua como consultora na organização acervos e na gestão de bibliotecas e centros de informação.




MEDIADORA CONVIDADA

ZAIRA REGINA ZAFALON

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É parecerista ad hoc de periódicos e eventos científicos. É lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Tecnologia, ambos da (UFSCAR), e do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sintaxe e Semântica de Registros Bibliográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva, Formato MARC21, Catalogação Automatizada, Automação de Unidades de Informação, Conversão Retrospectiva. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico.



Data:
21 de novembro de 2013

Horário: das 19h às 22h

 

Local: Itaú Cultural – Sala Vermelha

 

Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo - SP

 

Valor:

Associados ABRAINFO: participação gratuita

Não associados: R$ 10,00

 

Vagas limitadas