apresentação

Bem vinda, Bem vindo, Bem vindx!

Com o intuito de “promover o trabalho dos profissionais da informação, realizando ou apoiando ações que possam garantir o aprimoramento dessas atividades e contribuir, de modo primordial, para o aperfeiçoamento das práticas de informação como meios essenciais para a existência de uma sociedade com liberdade de expressão e pluralista, sob as condições essenciais de liberdade de informação e garantia do direito de acesso à informação em seus vários planos”, a Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO) convida a todos a acompanharem seus debates e iniciativas e, a se filiarem a ela.

Fundada em novembro de 2012, a ABRAINFO é composta membros da comunidade de arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação, de áreas de TI, da advocacia, do jornalismo, de educação e outros profissionais de Informação atentos aos desafios contemporâneos – políticos e tecnológicos – da área.

Esse esforço conjunto entre profissionais de diferentes áreas legitima, mais do que nunca, a importância do acesso à informação para a sociedade, devendo não ser apenas observado, mas compartilhado e vivenciado por todos que atuam com informação.

O que fazemos? Eventos (seminários, palestras e outros), atividades, publicações e demais ações que agreguem estudantes, profissionais e interessadas/os da área de criação, coleta, tratamento e distribuição da informação com intuito de ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional e no desenvolvimento da área informacional.

.

participe da ABRAINFO

O QUE VOCÊ FARIA PARA TORNAR A ABRAINFO MAIS ATIVA E MAIS ÚTIL AO BRASIL CONTEMPORÂNEO?

A criação do grupo da ABRAINFO no Facebook deveu-se aos esforços feitos para instituir, organizar e fortalecer a Associação Brasileira de Profissionais da Informação nos idos de 2012. Hoje este grupo reúne mais de 6.000 integrantes que, certamente, têm interesse em seu campo temático: a necessidade de estabelecer estratégias para organizar e disseminar informações nos mais variados campos e todas as questões que se levantam para os profissionais que atuam na área. Hoje, mais do que nunca, a informação tornou-se vital, alcançando do governo aos mais carentes setores da sociedade, prejudicados por acesso deficitário aos arquivos, museus, espaços culturais e outros ambientes de informação e cultura, das empresas às escolas que nem mesmo têm biblioteca. A internet e o desenvolvimento das redes sociais ampliaram enormemente os problemas para os quais não temos respostas. Por isso, a importância desse grupo. Mas não podemos ficar aqui unicamente como mais um participante dos milhões que atuam nas redes sociais. Propomos uma participação maior. A ABRAINFO pode oferecer essa possibilidade a todos deste grupo. Em breve, serão realizadas as eleições para escolher os novos integrantes de seu Conselho e Diretoria.  Por isso, perguntamos de seu interesse e possibilidades de ser protagonista dessa história. Sabemos da existência de grupos formais e informais que se interessam e debatem temas que dizem respeito à temática deste grupo. Agora isso poderá ser feito no âmbito da Associação uma vez que ela oferece uma infraestrutura jurídica que permite uma organização racional para o desenvolvimento de nossas atividades. Pedimos, pois, aos interessados, pessoas ou grupos, que se manifestem e nos respondam a esta pergunta: 

O que você faria para tornar a ABRAINFO mais ativa e mais útil ao Brasil contemporâneo? 

Somos gratos pelas suas respostas e esperamos que, a partir delas, possamos encontrar pessoas e caminhos para tornar, de fato, a entidade útil a todos nós, principalmente agora que a informação, mais do que nunca passou a direcionar os rumos deste País. 

=>

COMO RESPONDER À QUESTÃO ANTERIOR E COMO PARTICIPAR DA ABRAINFO?

1 – Você pode responder à pergunta “O que você faria para tornar a ABRAINFO mais ativa e mais útil ao Brasil contemporâneo?” nos comentários do Facebook no perfil da ABRAINFO: https://pt-br.facebook.com/groups/126172034187521/ .

2 – Participe e/ou faça sugestões de lives, reuniões, encontros, cursos, atividades e criação ou grupos de estudos, clube de leitura, grupos de discussão, comunidade de prática com apoio da ABRAINFO, sobre vários temas, por exemplo:

a) COVID-19 e o funcionamento de arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e demais ambientes informacionais;

b) COVID-19 e o mercado de trabalho, trabalho remoto, formação pessoal, vida e campo profissional dos profissionais da informação;

c) outros temas de seu interesse.

.

3 Manifeste seu interesse em participar de órgão(s) administrativo(s) (Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal). Acesse o formulário (a ser disponibilizado) e indique em quais cargos/funções você tem interesse em se candidatar. (os cargos não são remunerados e são ocupados por eleições e indicações)

4 – Conheça a ABRAINFO! Acesse página http://abrainfo.org.br/novo /
http://abrainfo.org.br/ e faça-nos contato!

A ABRAINFO AGRADECE A TOD@S!

.

.

notícias

Coronavírus COVID-19: fontes de informações

O site da ABRAINFO reuniu algumas fontes de informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) e você pode acessar essas fontes no link a seguir:

Conselhos federais e organizações similares para profissionais da informação e correlatos

Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ (Arquivistas)

http://conarq.arquivonacional.gov.br/

Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB (órgão oficial de registro profissional Bibliotecário/Biblioteconomista)

https://www.cfb.org.br/

Conselho Federal de Museologia – COFEM
(órgão oficial de registro profissional Museólogo)

http://cofem.org.br/

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ (Jornalistas)

https://fenaj.org.br

Sociedade Brasileira de Computação – SBC (profissionais de Tecnologia da Informação / de Informática)

https://www.sbc.org.br/

Associação Nacional de História – ANPUH (Historiadores)

https://anpuh.org.br/

Conselho Federal de Administração – CFA – (Administradores)

https://cfa.org.br/

Conselho Federal de Economia – COFECON (Economistas)

http://www.cofecon.org.br/

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CREA – (Engenheiros)

http://www.confea.org.br/

Sociedade Brasileira de Física – SBF (Físicos)

http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/

Conselho Federal de Psicologia – CFP (Psicólogos)

https://site.cfp.org.br/