Fontes de informação sobre COVID-19

As fontes de informação sobre o COVID-19 reunidas neste ambiente em duas partes (I – COVID-19 e II – COVID-19 E ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, MUSEUS E AMBIENTES DE INFORMAÇÃO):

– são sites e contatos de instituições públicas ligadas à saúde e/ou que estão envolvidas com ações sobre o novo coronavírus e para proteção da saúde das pessoas;

– as primeiras fontes foram coletadas no período de 11 a 14 de março de 2020 e também estão no boletim ABRAINFO de março de 2020; a segunda coleta se fez em julho de 2020;

– poderão ter seus links e conteúdos alterados pelas instituições que os elaboraram e os divulgaram;

– direcionam para conteúdos que não são da responsabilidade da ABRAINFO;

– devem ser utilizadas com responsabilidade e de acordo com os contextos a serem estudados, trabalhados e aplicados;

– são importantes, mas não são as únicas, de forma que deve ser explorada a busca por atualizações dessas e outras fontes informações e conteúdos envolvendo o novo coronavírus (COVID-19).

I – COVID-19

1 – Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde)

Site específico da Biblioteca Virtual em Saúde sobre o novo coronavírus (COVID-19). A BVS é ligada ao Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) da  Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), integrante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, esta, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU).

2 – Site da Organização Mundial da Saúde (OMS), em idiomas não-portugueses

Site específico da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus (COVID-19)

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

3 – Site do Ministério da Saúde (Brasil)

Site específico do Ministério da Saúde do Brasil sobre o novo coronavírus (COVID-19). Também está disponível o telefone de atendimento do Ministério da Saúde: 136.

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

4 – App Coronavírus-SUS

Aplicativo do Ministério da Saúde (Brasil) sobre o COVID-19. O app pode ser baixado pelo celular com sistemas a seguir:

– Android,  no Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

–  iOS, no Apple Store:

https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

5 – Site Coronavírus COVID-19 Universidade Federal do Rio de Janeiro –  UFRJ

Site específico da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ com orientações sobre o COVID-19.

https://coronavirus.ufrj.br/

6 – Sites das Secretarias Estaduais de Saúde

Sites das secretarias estaduais de saúde que elaboram e disponibilizam informações e orientações para profissionais e sociedade em geral sobre o novo coronavírus (COVID-19).

AC – Acre: http://saude.acre.gov.br/

AL – Alagoas:
http://www.alagoascontraocoronavirus.com.br/

AP – Amapá: https://saude.portal.ap.gov.br/

AM – Amazonas: http://www.saude.am.gov.br/painel/corona/

BA- Bahia: http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/

CE – Ceará: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ES – Espírito Santo: https://coronavirus.es.gov.br/

MA – Maranhão: http://www.saude.ma.gov.br/

MG – Minas Gerais: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus

PA – Pará: http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/

PB – Paraíba:
https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/coronavirus

PR – Paraná:
http://www.saude.pr.gov.br/servicos/Saude/Covid-19/Acessar-informacoes-sobre-o-coronavirus-Covid-19-GPoyp6rQ

PE – Pernambuco: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/

PI – Piauí:
http://portal.saude.pi.gov.br/2020/inf_saude/epidemiologia/covid-19/covid-19.asp e http://www.saude.pi.gov.br/

RJ – Rio de Janeiro:https://coronavirus.rj.gov.br/ e https://www.saude.rj.gov.br/

RN – Rio Grande do Norte:
https://portalcovid19.saude.rn.gov.br/

RS – Rio Grande do Sul: https://coronavirus.rs.gov.br/inicial

RO – Rondônia: http://www.rondonia.ro.gov.br/sesau/

RR – Roraima: https://saude.rr.gov.br/index.php/informacoesx/coronavirus

SC – Santa Catarina: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/

SP – São Paulo: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

SE – Sergipe: https://www.saude.se.gov.br/?p=38287

TO – Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br/

7 – Secretarias Municipais de Saúde pelo site do CONASEMS

Site do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) que reúne informações e contatos das Secretarias Municipais de Saúde. Clicando na página “Dados”, logo a seguir, é possível selecionar o Estado e o Municípios.

https://www.conasems.org.br/

https://www.conasems.org.br/covid-19/

8 – Unidades Básicas de Saúde (UBS), em lista

Lista de Unidades Básicas de Saúde de cada município brasileiro que podem prestar atendimento sobre suspeita e tratamento de coronavírus (COVID-19). A lista tem divulgação realizada pelo Ministério da Saúde (Brasil).

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/03/Unidades-B–sicas-de-Sa–de-CORONAV–RUS.pdf

9 – Hospitais e órgãos públicos especializados em infectologia e afins, em lista

Lista de hospitais de cada Estado brasileiro que podem prestar atendimento ou informações sobre coronavírus (COVID-19). A lista tem divulgação realizada pelo Ministério da Saúde (Brasil).

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/03/Hospitais-estaduais-CORONAV–RUS.pdf

10 – Site da ANVISA

Site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) especificamente sobre COVID-19.

http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus

11 – Página de site da ANVISA para aeroportos

Site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem publicação específica sobre prevenção e detecção referentes ao COVID-19 em aeroportos.

http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/noticias/-/asset_publisher/3WSYdp5mIC2e/content/coronavirus-confira-as-orientacoes-para-aeroportos/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fcoronavirus%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_3WSYdp5mIC2e%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

12 – Site da brasil.io

Página do site brasil.io com dados sobre COVID-19 no Brasil, nos estados e nos municípios.

https://brasil.io/dataset/covid19/caso_full/h

II – COVID 19 E ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, MUSEUS E AMBIENTES DE INFORMAÇÃO

Informações sobre arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e demais ambientes de informação em tempos de COVID-19 e pós-pandemia

ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, MUSEUS E AMBIENTES DE INFORMAÇÃO

GIDJ-DF. Novos procedimentos de preparação das bibliotecas ante ao coronavírus. Publicação em: 19 mar. 2020. Disponível em: http://abdf.org.br/gidj/noticias/item/47-novos-procedimentos-de-preparacao-corona . Acesso em: 8 ul. 2020.

UFBA. Dicas para sobreviver em meio ao cenário de covid-19. Disponível em:  https://coronavirus.ufba.br/dicas . Acesso em: 8 jul. 2020.

UNESCO. Recursos para profissionais do patrimônio documental [site]. Disponível em:  https://pt.unesco.org/covid19/communicationinformationresponse/documentaryheritage . Acesso em: 8 jul. 2020.

VAM DE BERG, Thayane Vicente. Recomendações para a proteção da saúde dos profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, e a preservação dos documentos em suporte papel em tempos de COVID-19. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): Arquivo Central da UNIRIO – Supervisão de Processamento e Preservação do Acervo / Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos. Publicado em 23 de maio de 2020. (2ª versão). Disponível em: http://www.unirio.br/arquivocentral/publicacoes  e http://www.unirio.br/cch/pda/publicacoeshttp://www.unirio.br/cch/pda/copy_of_VAMDEBERGThayaneVicenteRecomendaesparaaproteodasadedosprofissionaiseapreservaodosdocumentosdiantedoCOVID192averso23052020.pdf  .

ARQUIVOS

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Transformando a ameaça COVID-19 em uma oportunidade para maior apoio ao patrimônio documental. Publicado em: 24 abr. 2020. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/2108-ala-transformando-a-ameaca-covid-19-em-uma-oportunidade-para-maior-apoio-ao-patrimonio-documental . Acesso em: 8 jul. 2020.

UFJF. Arquivo Central; LABORATÓRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA E ARQUIVOLOGIA (LAPHARQ). COVID-19 e arquivos: a proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia. Juiz de Fora, 2020. Disponível em:  https://www2.ufjf.br/arquivocentral//files/2020/05/COVID-19-E-ARQUIVOS-A-PROTE%c3%87%c3%83O-DE-PESSOAS-E-ACERVOS-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-Arquivo-Central.pdf  . Acesso em: 7 jul. 2020.

UNESCO; IFLA; ICOM; ICCROM; CCAAA; ARCMOW; MOWCAP; MOWLAC. Turning the threat of COVID-19 into an opportunity for greater support to documentary heritage. [Tradução do título para a língua portuguesa: Transformar a ameaça da COVID-19 em uma oportunidade para aumentar o apoio ao patrimônio documental]. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/dhe-covid-19-unesco_statement_en.pdf . Acesso em: 8 jul. 2020.

BIBLIOTECAS

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Pandemic preparedness: resources for libraries. [site]. Disponível em: http://www.ala.org/tools/atoz/pandemic-preparedness . Acesso em: 8 jul. 2020.

ARAUJO, Jullyana. COVID-19: recomendações para salvaguarda de acervos em bibliotecas. Notícias CRB-8, São Paulo, 13 abr. 2020. Disponível em: http://www.crb8.org.br/covid-19-recomendacoes-para-salvaguarda-de-acervosembibliotecas/. Acesso em: 7 jul. 2020.

BRASÍLIA (DF). Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília. Protocolo BNB, medidas preventivas: covid-19: orientações gerais. SECEC-DF / SECEC-DF / Diretoria da BNB. Brasília: [s.n.], 2020. 18p.: il. color. Disponível em: http://www.bnb.df.gov.br/images/stories/Arquivos_2020/ProtocoloCOVID-19.pdf . Acesso em: 8 jul. 2020.

COMO higienizar os acervos de bibliotecas durante uma pandemia? Revista Biblioo. Publicado em: 4 abr. 2020. Rio de janeiro, 2020. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/como-higienizar-os-acervos-de-bibliotecas-durante-uma-pandemia/. 07 jul. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). A COVID-19 e o setor de bibliotecas em termos mundiais. 2020. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/covid-19_and_the_global_library_field-pt.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Reabrindo bibliotecas. Disponível em: https://www.ifla.org/covid-19-andlibraries#reassigning . Acesso em: 7 jul. 2020.

SINDIB-RJ;  CRB-7. Normas norteadoras para reabertura das bibliotecas e unidades de informação dentro de Estado do Rio de Janeiro frente à pandemia do coronavírus. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:  http://www.crb7.org.br/wp-content/uploads/2020/07/SINDIB-RJ.CRB-7.pdf  . Acesso em: 7 de jul. 2020.

USP. Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Atividades em bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/atividades-em-bibliotecas-limpeza-higienizacao-e-desinfeccao/  . Acesso em: 7 jul. 2020.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

BRASIL. Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB). Ofício circular nº 1/2020/SECULT/SEC/DLLLB/CGSNBP/MC […] Assunto:  Orientações gerais para Bibliotecas Públicas – COVID-19. Publicado em: 18 mar. 2020. Brasília, 2020. Disponível em:  https://sei.cidadania.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&codigo_verificador=7207949&codigo_crc=14E6E994&hash_download=7fc848c5495b2a3ba92a9af6ed185acb975dd0c51fa69955a3bebbf9304980b3c6a55abfc87d3dbf838a262a6975536a2415efc6a76c976bd78c685efa3658d0&visualizacao=1&id_orgao_acesso_externo=0 . Acesso em:  8 jul. 2020.

BRASIL. Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB). Recomendações Técnicas Covid-19: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Brasília, 28 maio 2020. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/recomendacoes-tecnicas-covid-19/ . Acesso em: 9 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Secretaria Especial da Cultura. Ofício circular nº 1/2020/SECULT/SEC/DLLLB/CGSNBP/MC. […] Assunto:  Orientações gerais para Bibliotecas Públicas – COVID-19. Expedido em: 18 de mar. 2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/orientacoes-a-bibliotecas-publicas-e-comunitarias-covid-19/ Acesso em: 7 jul. 2020.

ESPÍRITO SANTO. Comissão Especial de Bibliotecas Públicas Municipais do Espírito Santo. Recomendação técnica 001/2020: ações qualificadas de enfrentamento ao novo COVID-19 para a reabertura de bibliotecas públicas municipais ligadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES). [Vitória: s.n], Jun 2020. 30p. Disponível em: https://secult.es.gov.br/Media/secult/2020/SEBP-ES%20%20Guia%20de%20A%C3%A7%C3%B5es%20qualificadas%20de%20enfrentamento%20ao%20novo%20Coronav%C3%ADrus%20-%20Covid-19.PDF . Acesso em: 8 jul. 2020.

SANTA CATARINA. Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC). Recomendações técnicas para reabertura de bibliotecas públicas ligadas ao Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Santa Catarina – SBPSC. Disponível em: http://www.cultura.sc.gov.br/downloads/fcc/downloads/2569-recomendacoes-para-reabertura-de-bibliotecas-sbpsc . Acesso em: 8 jul. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Cultura. Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SISEB). Webinar Planejando a retomada: estratégias e medidas de preparação de bibliotecas pós-pandemia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lzhJuWOWpE8 . Acesso em: 7 jul. 2020.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS

CRB-9. Novas orientações a bibliotecas públicas e comunitárias: COVID-19. Publicado em: 4 de maio de 2020. Disponível em: https://crb9.org.br/2020/05/11/novas-orientacoes-a-bibliotecas-publicas-e-comunitarias-covid-19/ . Acesso em: 7 jul. 2020.

BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DE INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias. Recomendações da Comissão Brasileira de Bibliotecas – CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das  bibliotecas universitárias. 2020. Disponível em:  http://www.febab.org.br/cbbu/wpcontent/uploads/2020/05/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-14-de-maio-1.pdf  . Acesso em: 8 jul. 2020.

TANUS, Gabrielle Francinne de S.C.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19. [Essa é uma versão preprint que foi submetida à revista Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud http://www.rcics.sld.cu/ ]. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/744/1007/1050 . Acesso em: 8 jul. 2020.

MUSEUS

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Museus, exposições e COVID-19. Canal Saúde. Programa Boletim Corona. Disponível em:  https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/museus-exposicoes-e-covid-19-bcv-0017 . Acesso em: 9 jul. 2020.

IBRAM. Recomendações aos museus em tempos de COVID-19. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Recomendacoes_Museus.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

ICOM BRASIL. Recomendações do ICOM BRASIL em relação à COVID 19. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RECOMENDACOES_CONSERVACAO_15_ABRIL_FINAL-1.pdf . Acesso em: 7 jul. 2020.

STUDART , Denise C. Pandemia global de Covid-19 e Impactos para os Museus: Crise ou Oportunidade? Revista Museu: cultura levada a sério. ISSN 1981-6332. Disponível em: https://revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2020/8539-pandemia-global-de-covid-19-e-impactos-para-os-museus-crise-ou-oportunidade.html . Acesso em: 9 jul. 2020.